26 de setembro de 2019

CMA CGM lança o primeiro ultra navio movido a gás natural do mundo

Foto: Divulgação - CMA CGM

Em uma cerimônia de lançamento realizada na última quarta-feira (25) em Shanghai, a CMA CGM anunciou o lançamento do primeiro ULCV (Ultra Large Container Vessel) do mundo totalmente movido a Gás Natural Liquefeito - GNL, ou LNG na sigla em inglês. Um monstrinho com capacidade para 23 mil TEUs, o navio foi batizado CMA CGM JACQUES SAADÉ, em homenagem ao fundador da empresa.

Trata-se de apenas o primeiro de uma leva de nove navios encomendados pelo armador francês com essa capacidade movidos a LNG. Além destes, segundo um comunicado oficial, até 2022 a CMA CGM deve ter em sua frota mais cinco navios de 15 mil TEUs e outros seis de 1,4 mil TEUs - todos movidos a LNG.

Segundo a empresa, o LNG é atualmente considerado o combustível fóssil menos poluente. Em comparação ao padrão utilizado pela indústria, o LNG emite 20% a menos de CO2, 99% a menos de enxofre, 99% a menos de partículas finas e 85% a menos de óxido de nitrogênio.

O CMA CGM JACQUES SAADÉ irá operar com bandeira francesa. Tem 400 metros de comprimento (o equivalente a quatro campos de futebol ou 5,5 Airbus A380), 61 metros de largura, calado de 16 metros, 2.200 tomadas para reefers e capacidade nominal de 23.112 TEUs.

Trata-se de mais uma jogada importante da CMA CGM em direção à sustentabilidade: nas últimas semanas, a empresa já havia informado que seguirá na contramão do mercado e não irá navegar pela Northern Sea Route, rota que antes costumava ser intransponível por causa do gelo, mas que agora já está sendo utilizada por diversos armadores.



Fonte: CMA CGM

Um comentário: